Pages

A importância do profissional de informática nas empresas


O profissional da área de informática, para ser bem sucedido, precisa estar atento a necessidade de saber relacionar-se com todas as pessoas a sua volta, não ficando limitado a parte técnica, como sempre aconteceu.
A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
Mas não podemos pensar apenas na parte técnica da informática. É preciso dar-se conta que um profissional dessa área precisa ter muito conhecimento de lógica e ciências exatas, como os engenheiros, mas também precisa saber que vai estar atuando em todos os setores da empresa, relacionando-se com pessoas. A pessoa ligada à área de tecnologia da informação – TI precisa entender como funciona o trabalho de todos os funcionários para poder otimizar e melhorar o trabalho deles.
O diretor de tecnologia da SISNEMA Informática, Nei Maldaner, destaca a importância de se pensar a informática atualmente em três pontos: técnica e lógica, negócio da empresa e relacionamento interpessoal. “Hoje em dia, não podemos pensar um profissional da área de TI que seja só técnico e lógico, como era há anos atrás; é preciso que esse profissional una essa técnica ao relacionamento com todas as pessoas da empresa”, explica Nei Maldaner.
Outro fator muito importante é que o profissional deve atender as necessidades da empresa e não as suas próprias necessidades. O ideal, segundo Maldaner, é conciliar os interesses do dono da empresa, da empresa e dos funcionários, por isso estão em alta os cursos de Gestão, para buscar os resultados e metas traçadas.

Fonte: http://sisnema.com.br/Materias/idmat015607.htm

GPS


O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um receptor que capte os sinais emitidos por seus satélites na superfície terrestre.

Como funciona
O processo de identificação de um ponto receptor a partir de sinais de satélite é o que caracteriza o GPS. O receptor capta os sinais de quatro satélites para determinar as suas próprias coordenadas, e ainda o tempo. Depois, calcula a distância entre os quatro satélites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados.
Decodificando as localizações dos satélites a partir dos sinais de ondas específicas e de uma base de dados interna, a partir da velocidade de propagação do sinal, o receptor pode situar-se na intersecção desses dados, permitindo identificar exatamente onde o aparelho se encontra na Terra.

Utilização
O serviço GPS é útil em praticamente todas as situações e profissões em que seja necessário obter uma localização precisa dos envolvidos. Ele é útil para trabalhos de exploração, como expedições dentro de matas ou cavernas, além de importante para praticamente todos os veículos de vôo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se encontram no céu ou no mar.
Uma das aplicações mais exploradas para usuários comuns é a utilização do sistema em automóveis. Ele vem incluso com mapas das cidades e locais em que o motorista estiver guiando, permitindo a ele traçar percursos e rotas com facilidade.

Curiosidades
Com receio de que usuários comuns pudessem se apropriar do uso da tecnologia GPS para ataques ao governo americano, foi induzido um erro proposital no sinal dos aparelhos, impossibilitando saber exatamente onde os aparelhos estavam localizados, em um raio de 90 metros.
Porém, o presidente Bill Clinton foi pressionado a assinar uma lei determinando o fim dessa interferência no sinal do sistema. Desse modo, entende-se que não há garantias que em tempo de guerra o serviço continue à disposição de todos.

O que você espera do IPAD 2 ?


Apesar do iPad só ter chegado no Brasil em dezembro, não podemos esquecer que já faz um bom tempo  que ele foi lançado, e se seguirmos os do iPhone, estamos a menos de 4 meses do lançamento da segunda geraçao do tablet da apple.Pensando nisto, juntei alguns rumores ( e palpites meus) para criar uma lista do que podemos esperar do iPad 2:
Câmera: Para se integrar ao facetime e receber e enviar chamadas de video para iPhones, iPods Touch e Macs , uma câmera é indispensavel na proxima geração do iPad, e por isto merece o primeiro lugar na minha lista.
Memória RAM: Realmente acho que a Apple vai dar 512MB de memória RAM ao iPad para se igualar ao iPhone 4, e deixar o tablet mais rápido ainda e com mais potência.
Tela: Uma tela um pouco melhor, nao uma tela Retina como no iPhone 4 , pois isto seria quase impossivel , mas sim algo mais proximo da tela do novo Macbook air
Design:O design do iPad 2 provavelmente continuara sem grandes modificações, mas a espessura dele provavelmente será reduzida, nao estou falando de algo tao fino quanto o iPod Touch, mas uma reduçao de uns  30%.
Giroscopio e Acelerômetro: Duas partes do iPad, que provavelmente serão melhoradas na proxima versão da tablet, mas sem chamar muita atençao.
Fonte: http://blogipad.com.br/

IPAD


A melhor forma de explorar a web, e-mails, fotos e vídeos. Navegue em sites, escreva um e-mail, veja fotos ou assista a um filme com apenas o toque de um dedo.
Um design que é fino, leve e brilhante. O iPad tem uma tela IPS, retroiluminada por LED de alta resolução, de 9,7 polegadas, e incrível capacidade Multi-Touch. Além disso, é fino e leve o suficiente para ser levado para qualquer lugar.
Milhares de aplicativos feitos apenas para o iPad. Com mais surgindo todos os dias. Agora mesmo você pode descobrir milhares de aplicativos na App Store feitos somente para o iPad — com mais surgindo todos os dias. E se isso não for suficiente, você também poderá executar praticamente 250 mil aplicativos do iPhone.2
Apresentando o iBooks. Uma nova forma de ler e comprar livros. Faça o download do aplicativo iBooks gratuito da App Store. Mais do que um ótimo leitor de e-books, ele é um lugar maravilhoso para pesquisar e comprar livros.

Acesso à Internet no iPad.
Usando pontos de acesso Wi-Fi. Todos os modelos do iPad oferecem acesso rápido à Internet via Wi-Fi. É só se conectar em casa, no trabalho ou em qualquer ponto de acesso Wi-Fi.

Usando redes 3G.
O iPad com Wi-Fi + 3G expande sua cobertura ao permitir que você se conecte a redes 3G — as mesmas redes usadas por telefones celulares — quando está em trânsito. Assim, você pode acessar a Internet quando não está ao alcance de uma rede Wi-Fi. O serviço 3G requer a contratação de um plano de dados junto a uma operadora de telefonia celular (vendido separadamente). Os planos estão disponíveis em várias operadoras.

Fonte: http://blogipad.com.br/

Sobre o Curso de Informática da SETREM


Realizo o Curso Técnico de Informática na SETREM, pois busco um maior conhecimento na área da informática, e sei que o curso me proporciona isso, sei que aprender coisas novas e ficar por dentro dos avanços da informática é muito bom, e necessário nos dias de hoje, pois dificilmente consiguirá um bom emprego, que ganhe bem, sem estar ligado à informática.

Eu gosto muito dessa área, pretendo me especializar e trabalhar nesta área futuramente. Sei que não basta apenas realizar um curso técnico de informática, sempre é presciso buscar coisas novas fora do curso, pois a cada dia surgem novidades.

Com esse curso estou aprendendo muitas coisas novas, coisas boas e estou gostando muito de realizar este curso, espero poder ir até o fim e me tornar um técnico em informática, pois sei da importância para um bom  emprego futuramente.